O projeto Museu Virtual utiliza recursos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Multimídia e Realidade Virtual, para a virtualização de acervos de museus. Por meio da disponibilização de conteúdos digitais em diferentes formatos e suportes midiáticos, tornando – os mais atraentes e acessíveis, pretende-se ampliar significativamente o alcance de difusão cultural de museus.

O desenvolvimento do projeto Museu Virtual envolve as seguintes atividades: [a] Projeto gráfico, identidade visual e logomarcas; [b] Levantamento do conteúdo disponível no acervo do museu (Este levantamento inclui pesquisa documental e realização de entrevistas com  equipes do museu); [c] Tratamento de textos e organização de roteiros (Nesta etapa o conteúdo é trabalhado em linguagem acessível ao público alvo, adaptado para as diferentes mídias e produtos a serem desenvolvidos); [d] Produção e tratamento de imagens (fotografia, vídeo e ilustrações); [e] Reconstrução digital dos objetos disponíveis na coleção do museu (Esta etapa é realizada utilizando-se técnicas de reconstrução digital, que envolvem o uso de fotografias, scaners 3D e softwares de tratamento de dados, visando a criação de objetos digitais tridimensionais); [f] Montagem, finalização e publicação dos diferentes produtos (Esta etapa envolve atividades de programação (imagens interativas em 3 dimensões), editoração eletrônica (textos, livros e portal) e edição e tratamento de imagens(portal, cd-rom, livro, Cave, cinema 180o  e vídeo). 

O Projeto Museu Virtual é desenvolvido pelo  Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação - LATEC/UFRJ, da Escola de Comunicação, em parceria com o Grupo de Realidade Virtual Aplicada - GRVa do LAMCE/Coppe/UFRJ e coo Grupo de Ensino de Ciências e Meio Ambiente - GEA, da Faculdade de Educação, todos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

 

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